Eleições 2024: Região Sul reivindica melhorias em ruas, saúde e segurança dos moradores

Eleições 2024: Região Sul reivindica melhorias em ruas, saúde e segurança dos moradores

Beto Albert

Vista panorâmica da Região Sul de Santa Maria.

As áreas que envolvem os bairros ao sul de Santa Maria são descritas por moradores como locais pacatos, bem localizados e com espaços verdes que permitem a integração da cidade com a natureza. Na região formada por inúmeros condomínios abertos e fechados, a reportagem encontrou moradores – na maior parte idosos – andando a pé, buscando e levando filhos e netos à escola. 

É o caso do empresário Milton Cláudio Parnoff, 68 anos, que vive há pouco mais de um ano no Bairro Dom Antônio Reis, mas já nutre sentimento de apego à vizinhança: 

– Gosto daqui, porque tem bastante natureza, me sinto seguro e a estrutura por aqui também é boa. 

Mesmo assim, ele, que reside em uma área central do bairro, avalia que há pontos que precisam de mais atenção. 

– Moro na Rua Padre Landell de Moura e ela não é asfaltada. Queria muito um asfalto lá. Agora mesmo, pela manhã, levei minha netinha na Aldeia SOS para brincar, porque aqui não tem isso. Se tivesse uma pracinha com brinquedos, perto, seria interessante pra nós – relata Parnoff.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


Milton Cláudio Parnoff, empresário. Mora no Bairro Dom Antônio Reis e buscava a neta na escola.Beto Albert


Conhecendo as demandas da região

Há menos de um mês das eleições municipais de 2024  – marcada para o dia 6 de outubro –, o Diário continua a série de reportagens que busca percorrer as diferentes regiões de Santa Maria para conhecer as demandas da comunidade e o que os candidatos à prefeitura propõem para estes locais.

Após ouvir as reivindicações das Regiões Oeste e Centro-Oeste, Norte e Nordeste, nesta terceira etapa, a reportagem percorreu as principais ruas dos quatro bairros da Região Sul. Ao caminhar pelas calçadas e conversas com as pessoas, notou-se que a principal reivindicação é sobre melhorias nas ruas e atendimentos na área da saúde. Problemas, como a falta de segurança, também foram mencionados.

Segundo a divisão administrativa, fazem parte da Região Sul: Bairro Lorenzi, Bairro Tomazetti, Bairro Urlândia e Bairro Dom Antônio Reis.


Pavimentação de ruas, atendimento eficiente na saúde e segurança: conheça as necessidades dos moradores

A auxiliar de limpeza Eliane Rosa dos Santos, 39 anos, vive há sete na Rua Adelmo Genro Filho, uma das vias que cortam verticalmente o Bairro Lorenzi. A residência onde vive com a família fica em um trecho de chão batido. 

– Se der uma olhada aqui nessa rua, está se tornando um buraco. Mas é um problema do bairro, em geral, há muitos anos. 

Situação da Rua Adelmo Genro Filho, no Bairro Lorenzi.Beto Albert

A moradora, que diz usar de serviços básicos, como acesso à educação e à saúde no próprio bairro, também pede por melhorias no atendimento da Unidade de Saúde Oneyde de Carvalho.

– Pra conseguir uma consulta, tem que sair de casa às 5h da manhã, e não é sempre que se consegue ficha –conta Eliane.

Reivindicação parecida é feita pelo empresário Ivori Rodrigues Reis, 51 anos. Dono de um estabelecimento comercial no Bairro Tomazetti, ele afirma que o lugar é seu lar desde que nasceu e que, ao longo de cinco décadas, acompanhou o crescimento e expansão do local:

Ivori Rodrigues Reis, empresário. Mora no Bairro Tomazzeti.

– Nosso bairro, é assim, o pessoal se criou junto. Todo mundo se conhece e se dá bem. Mas por ter crescido tanto, às vezes, o posto de saúde não dá conta de atender as demandas. Também queríamos que melhorasse na educação, uma creche maior. Muitas mães precisam trabalhar e não têm onde por seus filhos.

No mesmo bairro, o pedido também é por melhorias nas ruas. Percorrendo algumas quadras, a reportagem encontrou com facilidade trechos onde não há pavimentação. 

Bairro Tomazetti.

A demanda é referendada por Rosângela Sartori Chagas, professora, de 52 anos: 

– Vejo que algumas ruas ainda precisam ser pavimentadas, temos muitas ruas ainda de chão. É um bairro bem próximo do Centro e esse olhar seria importante pra nós. 

Em outra área, mais distante, quase na divisa com a Região Oeste, a reivindicação é por mais segurança. Uma das preocupações da dona de casa Carmem Castagna, 54 anos, é em relação aos crimes que ocorrem na região e a segurança das netas – ainda crianças – que estudam na escola do bairro. 

Carmem Castagna, dona de casa. Mora no Bairro Urlândia.Beto Albert

– Queria que tivesse mais segurança, o que há anos não temos. De madrugada, é um corre corre de assaltos. Me preocupo com minhas netas também e a segurança na escola onde elas estudam. 

Para esta terceira reportagem, o Diário solicitou aos sete candidatos à prefeitura de Santa Maria as propostas previstas para essa região da cidade. O espaço foi delimitado com, no máximo, 650 caracteres.


Confira abaixo as propostas de cada candidato em ordem alfabética:

  • Alidio da Luz (PSol)

"Para que Santa Maria seja de fato a cidade cultura, é preciso de um governo que olhe pra cidade como um todo e use aparelhos disponíveis para fomentar atividades também na nossa periferia, promovendo feiras literárias e festivais, sendo construídas com coletivos culturais e os movimentos com trabalhos desenvolvidos nessa região. E, pra isso é preciso compreender que a cultura deve ser promovida em toda Santa Maria e em todos anos, e não só no centro e nos anos eleitorais. O fomento dessas atividades contribuem para o desenvolvimento social e econômico. A Lorenzi, Tomazetti, Urlândia e Dom Antonio Reis também querem cultura."

  • Giuseppe Riesgo (Novo)

"A Região Sul necessita de mais infraestrutura, maior acesso à saúde básica e creches com horário estendido. Nosso governo irá priorizar a recuperação das vias da região, que tanto carecem de um plano de manutenção permanente. A região também sofre com a falta de um pronto atendimento, que acaba exigindo o deslocamento dos moradores até o PA Municipal, reforçando a importância de aumentar o número de unidades de saúde operando na região. Na educação, garantiremos creches operando a partir das 17h a fim de facilitar a rotina da população, que sofre para conciliar a busca de seus filhos na escola com seus horários de trabalho."​

  • Paulo Burmann (PDT)

"Criar uma subprefeitura para acesso direto da comunidade aos serviços de infraestrutura. Realização de melhorias na pavimentação, iluminação pública e saneamento básico, com foco na acessibilidade e na qualidade de vida. Revisão e ampliação dos horários de ônibus, garantindo maior itinerário em horas de pico e para trabalhadores noturnos. Implementação de um programa de segurança comunitária, com aumento do policiamento e instalação de vigilância eletrônica em pontos estratégicos. Parcerias com empresas locais e capacitação profissional para moradores, incentivando o desenvolvimento de pequenos negócios e a geração de empregos na comunidade."


  • Roberta Leitão (PL)

"A Região Sul precisa de um plano de urbanização, que leve infraestrutura para os bairros e pro interior. Na saúde, vamos aumentar o atendimento nas unidades, ampliando horários de atendimentos e retomar o atendimento 100% da unidade Oneyde de Carvalho na Lorenzi, que carece de infraestrutura, principalmente em dias de chuva e com a falta de atendimento das demandas espontâneas. Vamos investir na assistência social da região com o Cras Sul, e fazer um estudo das regiões alagadas para prevenir as enchentes através da Defesa civil. Criaremos a Nova Zona Industrial Sul, que irá gerar oportunidades de empregos para os trabalhadores desta região."


  • Rodrigo Decimo (PSDB)

"A Região Sul receberá melhorias como em todo município, como iluminação com luz de LED e creches com funcionamento até as 19h. Ainda, criaremos uma sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma sede do Conselho Tutelar na região. Avançaremos na construção da Perimetral Sul-Leste, que já está em curso, bem como iniciaremos o Programa de Desassoreamento de Rios e Cursos d’água nos arroios dos bairros Urlândia, Lorenzi, Tomazetti e Passo das Tropas. Concluiremos a construção da UBS São Carlos, na Urlândia. Já a Unidade de Saúde Oneyde de Carvalho, na Lorenzi, passará a funcionar com terceiro turno até as 22h."


  • Valdeci Oliveira (PT)

"Na região sul de Santa Maria, nós vamos implantar o terceiro turno de atendimento de saúde (das 17h às 21h), reorganizar as unidades de saúde e ampliar as ESFs e o número de agentes de saúde. As ruas – especialmente aquelas em que não há calçamento e se encontram em situação de abandono – serão revitalizadas, assim como as áreas de lazer.Também vamos atuar na melhoria da infraestrutura da educação, mobilidade, iluminação e cobraremos a qualificação dos serviços de água e esgoto. Nossa gestão irá apoiar e colaborar com todas as etapas do projeto da duplicação da BR-392, que representará importante incremento no desenvolvimento local/regional."


* O candidato Moacir Alves (PRD) não enviou suas propostas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Tayline Manganeli

tayline.manganeli@diariosm.com.br

“Nós vamos rasgar essa planilha e fazer um estudo com técnicos da prefeitura Anterior

“Nós vamos rasgar essa planilha e fazer um estudo com técnicos da prefeitura", diz candidato Alidio da Luz sobre passagem

Eleições 2024: Desfile da Pátria, caminhadas e festejos gaúchos estão entre os compromissos dos candidatos ao Executivo de Santa Maria Próximo

Eleições 2024: Desfile da Pátria, caminhadas e festejos gaúchos estão entre os compromissos dos candidatos ao Executivo de Santa Maria

Política